O que são crenças de desvalor?
- José Luis das Chagas
- 17 de set.
- 1 min de leitura
As crenças de desvalor são ideias distorcidas e negativas que uma pessoa pode ter sobre si mesma, levando a uma percepção de que não tem valor ou dignidade. Essas crenças podem se originar de experiências passadas, como críticas constantes, comparações desfavoráveis ou ambientes familiares severos. Elas são frequentemente associadas a sentimentos de inadequação e baixa autoestima.
Exemplos de Crenças de Desvalor:
1-"Não valho nada": A pessoa acredita que não tem valor algum, o que pode levar a comportamentos de autossabotagem e procrastinação.
2-"Sou um fracasso": Essa crença pode fazer com que a pessoa evite tentar novas oportunidades, acreditando que não conseguirá ter sucesso.
3-"Ninguém se importa comigo": Essa ideia pode resultar em isolamento social e dificuldade em formar relacionamentos saudáveis.
4-"Se eu falhar, isso confirma que sou inútil": A pessoa pode ter medo de falhar, o que a impede de se arriscar em novas experiências.
5-"Não mereço ser feliz": Essa crença pode levar a uma aceitação passiva de situações negativas, sem buscar mudanças ou melhorias na vida
Os impactos das crenças de desvalor na nossa saúde mental e bem-estar são muitos. E basear seus comportamentos por essas crenças fará com que você acabe gastando muita energia desnecessariamente.
A boa noticia é que você pode trabalhar essas crenças e muda-las através do processo psicoterapêutico (terapia).
Comece já a sua jornada de transformação.
Posts Relacionados
Ver tudoOlá meus queridos e queridas leitoras, é um prazer tê-los por aqui e de imediato já quero parabenizar você por buscar conhecimento...
Comentários