Não é só músculo! O impacto SURPREENDENTE da creatina e da glutamina no seu cérebro
- José Luis das Chagas

- 10 de out.
- 4 min de leitura
Atualizado: 24 de nov.
Olá meus queridos e queridas leitoras, é um prazer tê-los por aqui e de imediato já quero parabenizar você por buscar conhecimento através da leitura, você faz muito bem para o seu cérebro em fugir dos vídeos ou textos curtos, tão comuns em tempos de redes sociais e que “fritam” o nosso cérebro.
Quero iniciar, antes de falarmos da creatina e da glutamina, dando uma breve explicação sobre dois mundos distintos, mas que estamos inseridos, queiramos ou não.
Mas como assim dois mundos? Não temos apenas o planeta terra como o mundo em que habitamos? Calma meus queridos. Estou falando de dois mundos dentro do nosso planeta, vejam só:
1- Mundo Newtoniano – Este é o mundo regido pelas leis da física, mundo este que temos conhecimento claro, aprendemos na escola e sabemos que é regido principalmente por duas forças poderosas, sendo elas: O tempo e a Gravidade.
2- Mundo Quântico – Também conhecido como o “mundo do muito pequeno”, é o reino das moléculas, dos átomos, das células e dos neurotransmissores. Nesse mundo o tempo não existe da forma que conhecemos. Ele é o alicerce fundamental sobre o qual toda a química (e, portanto, toda a biologia e a neurociência) está construída.
Agora você deve estar se perguntando: - Ué, mas o que isso tem a ver com psicologia, com neurociência ou com saúde mental? Bom, me permitam correlacionar.
Vejam bem, é muito comum quando falamos em saúde mental que as pessoas foquem no mundo newtoniano principalmente, trabalhando crenças e pensamentos dos pacientes que falam sobre o seu passado ou sobre o seu futuro, ensinamos também nossos pacientes a estarem no AQUI E AGORA (tempo), mas infelizmente poucos profissionais dão foco no mundo das moléculas e dos neurotransmissores.
É extremamente importante que você que está buscando trabalhar a sua saúde mental, busque focar em um trabalho multidisciplinar, focando sim na psicoterapia comum, mas também focando em outras vertentes como o reino quântico que habita em seu corpo e vejam o porquê:
Uma breve explicação sobre neurotransmissores:
Os neurotransmissores são substâncias químicas liberadas pelos neurônios (células nervosas) para transmitir uma mensagem a outra célula. Esse processo ocorre na sinapse, que é o pequeno espaço entre dois neurônios (ou entre um neurônio e uma célula muscular/glandular).
Liberação: Um impulso elétrico chega ao final do primeiro neurônio (pré-sináptico), acionando a liberação dos neurotransmissores na fenda sináptica.
Recepção: Os neurotransmissores atravessam o espaço e se ligam a receptores específicos no segundo neurônio (pós-sináptico), como uma chave em uma fechadura.
Resposta: Essa ligação gera uma nova resposta no neurônio receptor, que pode ser excitatória (fazendo-o disparar um novo impulso) ou inibitória (bloqueando a ação).
Se liga: Os neurotransmissores controlam praticamente todas as funções do seu corpo e mente. Eles são amplamente classificados pelo efeito que produzem:
O equilíbrio entre a ação desses neurotransmissores é o que permite você pensar, sentir, se mover, dormir e reagir ao mundo. Desequilíbrios na produção ou na captação dessas substâncias estão ligados a várias condições neurológicas e de saúde mental, como:
Depressão (frequentemente associada a baixos níveis de serotonina e noradrenalina).
Doença de Parkinson (associada à perda de neurônios que produzem dopamina).
Ansiedade (pode estar relacionada à baixa atividade do GABA).
Agora você pode estar aí pensando: -Mas o que isso tem a ver com o título deste texto, que fala sobre o poder da creatina e da glutamina no nosso cérebro?
Eu vou explicar melhor, mas não conseguiria fazê-lo sem essa introdução necessária para que vocês conheçam e saibam diferenciar nossos mundos (newtoniano e quântico).
Então vamos lá, como visto acima os neurotransmissores são responsáveis por quase todas as funções do nosso corpo e da nossa mente, mas eles não surgem no interior do neurônio “do nada”, eles são “confeccionados” pelo neurônio através de precursores, que são substâncias (geralmente aminoácidos ou outras moléculas simples) que servem como matéria-prima para o neurônio sintetizar (produzir) os neurotransmissores.
A Glutamina é um precursor, enquanto que a Creatina é uma molécula de energia, vejam só:
1- A Glutamina é um precursor do neurotransmissor GLUTAMATO, que é o principal neurotransmissor excitatório do sistema nervoso central, e ele é essencial para o aprendizado, para a memória e para as funções cognitivas (são todos os processos mentais que o cérebro utiliza para adquirir, processar, armazenar, manipular e usar informações.), ou seja, o déficit de glutamato pode gerar fadiga neural, redução do foco e da atenção, dificuldade de aprendizado e memória além de sintomas depressivos.
2- A Creatina não é um precursor de nenhum neurotransmissor, mas ela otimiza o metabolismo energético, ou seja, serve de fonte energética para que os neurônios executem suas ações. A falta de creatina no cérebro pode ocasionar atraso motor, atraso na linguagem, deficiência intelectual e distúrbios comportamentais como a irritabilidade, a agressividade e a hiperatividade.
Com isto, espero que este texto tenha lhe ajudado e compreender um pouquinho mais sobre o mundo das moléculas e seus impactos na nossa saúde mental e na sensação de bem-estar.
E sugiro que sempre que você for procurar um profissional em saúde mental, procure um que compreenda o seu corpo como algo multidisciplinar e que vocês possam buscar tratamentos que tenham o apoio de diversas áreas da saúde e do conhecimento, como a psicologia, a psiquiatria, a endocrinologia, etc.
ATENÇÃO: Antes de começar a utilizar qualquer substância para suplementação, procure um profissional. Não se suplemente sozinho (a).
FONTES:
HAMEROFF, Stuart; PENROSE, Roger. Consciousness in the universe: A review of the ‘Orch OR’ theory. Physics of Life Reviews, v. 11, n. 1, p. 39-78, 2014.
SILVA, João (Org.). A neurociência e noções de tratamento farmacológico. São Paulo: Editora Científica A, 2023.





Comentários