Inteligência Emocional. O que é isso?
- José Luis das Chagas
- 4 de out. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 22 de nov. de 2022

O psicólogo e jornalista Daniel Goleman, é considerado o principal pesquisador contemporâneo dedicado a pesquisar o conceito de inteligência emocional, definida por ele como
“a capacidade de identificar nossos próprios sentimentos e dos outros, de nos motivarmos e gerirmos impulsos dentro de nós e em nossos relacionamentos”.
Ele ficou mundialmente famoso ao defender que lidar com as emoções é fundamental para o desenvolvimento de um indivíduo, pois não há uma loteria genética que predestina vitoriosos e fracassados no jogo da vida, loteria esta que determinaria o QI (quociente de inteligência) habitualmente utilizado para “medir” a inteligência das pessoas.
🧠Sua tese é de que a inteligência emocional, promove diminuição dos níveis de ansiedade e estresse, melhora a empatia pelo próximo, traz maior equilíbrio emocional, maior clareza nos objetivos de vida e capacidade de tomada de decisão, além de aumento de autoestima e autoconfiança.
Além disso, defende que essa inteligência pode ser aprendida e desenvolvida dependendo de exercícios cotidianos.
PS: DICA DE LEITURA – INTELIGÊNCIA EMOCIONAL, A TEORIA REVOLUCIONÁRIA QUE DEFINE O QUE É SER INTELIGENTE – Autor: Daniel Goleman.
Comentários