Pensamento Positivo
- José Luis das Chagas
- 3 de out. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 22 de nov. de 2022

Olá, eu sou José Luiz Chagas e eu estou aqui hoje pra falar com vocês um pouco sobre positividade e seus impactos na nossa saúde física e mental.
Alguns dias atrás eu comecei a ler alguns livros de psicologia positiva e um certo momento eu tive acesso a um dado que me deixou muito preocupado. Foi uma fala do Martin Silicman, diretor do centro da de psicologia positiva da Universidade da Pensilvânia nos Estados Unidos e também cofundador do movimento da psicologia positiva.
Nessa fala ele diz que segundo estudos nós humanos passamos 50% das nossas vidas infelizes. Por quê? Pois sempre estamos voltados ao passado ou preocupados demais com o futuro.
Ou seja, pensando em momentos que nós não temos autonomia de mudar. O passado passou, a gente sabe que a gente não tem como modificar. E o futuro, por mais que a gente tente prever nós não conseguimos.
Consequência disso vivemos tendo pensamentos não adaptativos e sentindo emoções desconfortáveis como ansiedade, medo, angústia, tristeza e essas emoções tem impacto direto na nossa saúde física. Agora, em contrapartida, se ficarmos focados no momento presente e tendo pensamentos mais realistas e positivos nós podemos começar a experimentar, a experienciar emoções mais positivas e mais gostosas de sentir. Como consequência disso teremos uma melhora na nossa saúde física.
Estudos da psicologia positiva comprovam que emoções positivas como gratidão, amor, esperança, orgulho, alegria, felicidade, interesse; animação, elas promovem mais saúde e longevidade. Além de melhorias satisfatórias nas nossas relações sociais, maior produtividade, maior virtuosidade, criatividade e uma palavrinha que está super na moda que é resiliência.
E na nossa saúde física, pasmem, melhora no nosso sistema imunológico! A gente passa a ter menos inflamações, menos doenças cardiovasculares, melhor cicatrização e comportamentos mais saudáveis.
Para Martin, nós podemos ser criaturas sim mais positivas e com o objetivo de bem-estar desde que estejamos pautados em um olhar mais positivo frente a situações do dia a dia.
Nós psicólogos e psicólogas precisamos, sim, no nosso processo terapêutico pensar e buscar em uma psicoterapia voltada aos pontos fortes e que trazem felicidades aos nossos pacientes e não somente no tratamento de sintomas que causam desconforto.
Pode não ter mais sintomas do seu processo de de adoecimento, porém isso não quer dizer que ela será uma pessoa mais feliz. Ela apenas será uma pessoa sem sintomas desagradáveis. Então eu quero provocar vocês a pensar quais são os seus pontos fortes de felicidade. E quais estratégias vocês tem utilizado para ter dias mais felizes? E eu vou trazer algumas questões.
E ficam aqui pra vocês se questionarem e levarem também pro processo terapêutico de vocês. Questões essas que são:
1. O que eu fiz,ou o que eu faço, que faz eu me sentir bem?
2. O que outra pessoa fez que me fez sentir bem. E eu reagi de forma que a pessoa faça isso de novo pra eu me sentir bem novamente?
3. O que eu vivi, eu vivi, chorei, senti ou provei que me fez sentir gratidão.
Tentem responder essas perguntas e pensem em estratégias para aumentar os momentos de felicidade. Vamos aumentar então a frequência destes comportamentos? Obviamente que eu não estou falando de comportamentos que colocam a sua vida em risco, como consumo de álcool e drogas.
Atenção pra este ponto!Eu estou falando de comportamentos que que buscam felicidade e não prazer momentâneo.
São coisas bem distintas. E por último eu trago uma frase da Frederi que trabalha com psicologia positiva na TCC e essa frase ela fez muito sentido pra mim e eu quero dividir isso com vocês pra que vocês reflitam também. A frase é:
Positividade ela é uma escolha.
Com certeza a negatividade vai encontrar você. Mas você pode minimizar os efeitos dela.
Quanto mais você valoriza a positividade mais o seu espiral de positividade te levará a alturas.
Para outras alturas!
Espiral de negatividade ou espiral de positividade a escolha ela é sua! Então, eu José Luiz, escolho a positividade. E você qual que você vai escolher?
Obrigado e até a nossa próxima.
Veja o vídeo Completo:
Comments