Aprenda a dominar a Ansiedade Social
- José Luis das Chagas

- 13 de ago.
- 3 min de leitura
Para nós que temos o transtorno de ansiedade social é muito comum nos pegarmos revisitando cenas de interações sociais que tivemos que passar e ficamos nos julgando por diversos motivos, na ânsia de tentar descobrir o que possivelmente estava passando na cabeça das pessoas no momento da interação conosco.
Se a pessoa dá uma olhadinha para o seu pé, ou olha fixamente para alguma parte do nosso corpo, vem logo aquela enxurrada de pensamentos:
-Pq olhou para o meu pé?
-Será que meu pé está sujo?
-Será que a minha meia está encardida?
-Será que meu tênis é feio?
-Ele olhou para a minha boca, será que meu dente estava sujo?
Pois é, não é fácil a vida de quem sofre com o transtorno de ansiedade social, pois nossa mente acredita piamente que nós seremos julgados e na ânsia de se preparar para estes julgamentos nós ficamos criando hipóteses, cenas, revisitando situações e sofrendo.
Mas vejam bem, como nós poderemos saber o que as pessoas irão julgar sobre nós se nós ainda não temos o poder de ler a mente das pessoas? E digo mais, todas as vezes que nós ficamos imaginando o que o outro estava pensando no momento da interação nós só conseguimos trazer pensamentos que nós mesmos teríamos.
Então veja aqui alguns exemplos:
*Pensamento: Será que ele estava olhando para o meu pé porque estava sujo?
*Realidade: Na verdade esse pensamento pode estar dizendo sobre o seu medo de ser julgado como uma pessoa suja.
*Pensamento: Será que a pessoa achou meu tênis feio? Porque deu uma olhada tão profunda para ele.
Realidade: Pode ser que você esteja com medo de estar muito fora do padrão ou não ser aceito pelos outros.
O que fazer com isso:
Você pode até achar que sabe o que ou outro pensou;
Você pode até achar que sabe reconhecer o que o outro pensou só pelo olhar da outra pessoa;
Você pode até achar que é a sua intuição;
Você pode até acreditar que são energias;
Mas a grande verdade é que nós não temos controle algum sobre o que o outro pensa, ou julga de nós, ENTÃO PORQUE VOCÊ DEVE GASTAR TANTA ENERGIA?
O outro não vale tanta a pena assim a ponto de vc ficar gastando energia e seu tempo de vida, imaginando o que ele (a) pensou ou irá pensar e muitas vezes até evitando situações por medo deste julgamento. O grande fato é que o outro pode até lhe julgar, mas este julgamento não irá falar sobre você e sim sobre ele mesmo.
Então, todas as vezes que você se pegar em looping de pensamentos imaginando o que os outros estão julgando ou irão julgar sobre você, lembre-se:
1-O outro é tão importante assim a ponto de eu estar gastando e o meu tempo de vida se preocupando, evitando e muitas vezes criando até comportamentos prejudiciais para ser aceito?
2-Seja você o seu maior bem, ninguém vale mais a pena do que você e o seu bem-estar e para ficar bem, você precisa primeiro cuidar dos seus pensamentos;
3- E se o outro me julgar por qualquer motivo que seja, o problema é dele, qual o controle que eu tenho sobre isso?
4- Inicie já o seu processo psicoterapêutico e aprenda a controlar estes pensamentos e consequentemente tenha uma vida mais leve e tranquila.
Me chame que posso lhe ajudar com esta questão.






Comentários