A comunidade LGBTQIAPN+ e o medo de rejeição.
- José Luis das Chagas
- 25 de jun.
- 2 min de leitura
Ao longo da nossa infância, vamos recebendo diversas informações das pessoas que convivemos, que vemos na mídia, na escola, etc. A partir destas informações vamos criando as nossas visões de mundo e de nós mesmos.
Estas visões de mundo e de nós mesmos irão criar em nós uma outra visão, a nossa visão de futuro.
Muitos dos nossos comportamentos serão balizados a partir destas visões (visão de si, visão do mundo e visão do futuro) e que chamamos de tríade cognitiva.
O esclarecimento do que é a tríade cognitiva se faz importante, para que possamos entender o motivo do medo da rejeição que aflinge tantos de nós lgbts...
Imagine-se como uma criança queer em uma família heteronormativa conservadora e que recebe desde cedo informações sobre um mundo que não a acolhe, que não a respeita e pior, que mata quem foge da norma hetero?
Naturalmente essa criança poderá criar uma VISÃO DE SI como sendo inadequada, defeituosa e sem valor. E sua VISÃO DE MUNDO será de um mundo hostil, ameaçador, injusto e cheio de obstáculos. Então ao somar estas duas visões (visão de mundo e visão de si), o Lgbt irá começar a ver o seu futuro (VISÃO DE FUTURO) como sombrio, sem esperança e solitário.
Aprendermos sobre a tríade cognitiva nos ajuda a e entender o motivo pelo qual tantos lgbts tem medo da rejeição. E por este medo de ser rejeitado as pessoas com estas crenças podem desenvolver comportamentos muito prejudiciais para si, e que são tão explícitos na nossa comunidade, como:
Abuso de substâncias (drogas, anabolizantes,etc) para se sentir pertencente;
Abuso físico ou emocional – “se eu não fizer o que ele está me pedindo eu vou ficar sozinho”;
Perfeccionismo – “ se eu não for perfeito ninguém irá ver o meu valor”;
Além de desenvolverem transtornos como ansiedade social, timidez excessiva, pânico e depressão.
Você LGBT não está sozinho, procure ajuda profissional e quebre este ciclo, você não é imperfeito, você não é inadequado. Você é único e com um potencial e brilho que nenhuma pessoa que está na heteronormatividade possui! E esse é o seu maior poder!
Comments