top of page

A Culpa é das Estrelas

  • Foto do escritor: José Luis das Chagas
    José Luis das Chagas
  • 4 de out. de 2022
  • 1 min de leitura

Atualizado: 22 de nov. de 2022


Ahhh eu sou possessivo pois sou de Touro, ou muito sensível por ser de Câncer, ou então diplomata demais por ser de Libra.

Quem nunca tentou justificar o seu comportamento colocando a culpa no signo ou no ascendente, que atire a primeira pedra.


Confesso que antes de iniciar o meu processo terapêutico, antes principalmente de ser psicólogo, eu tb justificava o meu perfeccionismo direcionando a causa para o meu signo (Virgem) . A problemática neste tipo de olhar sobre o comportamento, é que primeiro não tem embasamento científico ( aí dificulta o rolê) e segundo, por nos levar a crer que não temos como mudar os nossos comportamentos, ficando fadados a roleta da sorte do Zodíaco.


Durante os anos em que eu justificava o meu perfeccionismo com base nos astros, eu acabava não entrando em contato real com as minhas crenças que me levavam a comportar assim.


E somente com terapia e autoconhecimento eu pude descobrir que na verdade esse meu medo incessante de errar, de tentar ser perfeito, não era por meu signo ser de terra, era na verdade Baixa Autoestima ( foi doloroso saber), mas é aquele tipo de dor transformadora, em que ao saber a causa eu pude trabalha-la, foi uma equação do tipo + (mais)dor para aprender sobre mim e mudar os meus comportamentos, gerando - (menos)ansiedade por aceitar quem sou, aceitando que posso errar e que vou errar e tá tudo bem. Só não tá tudo bem continuar por aí tentando ser perfeito e com os olhos tremendo de ansiedade, de medo, achando que são "energias" negativas, nao é?


Agora me conta...qual comportamento você tenta justificar "culpando" o seu signo?



Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


Foto do Blog - Psicólogo José Luis Chagas

Ola!

Este blog é destinado para você, que se preocupa com saúde mental e que busca estar na sua melhor versão.

Através de textos de linguagem simples e diretiva, com intuito de trazer para você, reflexões relevantes sobre diversos temas do dia a dia e que trazem impacto para a sua saúde mental e consequentemente para a sua saúde física.

Nesta página eu desmistifico o que eu chamo de psiloguês (a complexa linguagem da psicologia), tratando os temas de forma simples e traduzida, para que qualquer pessoa compreenda e consiga a ajuda necessária, além de dar diversas dicas e técnicas da Terapia Cognitivo Comportamental, para que você possa se tornar terapeuta de si.

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES!

Obrigado(a)!

Para agendamentos
e consultas

Entre em contato comigo para um atendimento personalizado*. É só clicar no botão abaixo e chamar pelo Whatsapp!

*Você será respondido o mais rápido possível

bottom of page